Só é possível calcular o retorno sobre o investimento que sua empresa aplicou em marketing digital através da analise de métricas em vários relatórios de desempenho.
No mundo digital o site da sua empresa é o que melhor representa o seu negócio, pois através dele os usuários deverão ter a melhor impressão dos serviços e produtos através da internet. É necessário nutrir o seu público-alvo para que seja possível converte-los em potenciais clientes. Desta forma a primeira métrica a ser analisada é o total de visitas que o site está tendo. Se as estratégias de marketing digital forem eficazes o número de total de visitas ao seu site irá aumentar, caso contrário poderá diminuir.
A segunda métrica é sobre os novos usuários e é muito importante de se analisar, pois com esta informação será possível identificar se os usuários estão retornando e consequentemente se estes novos usuários estão gerando um aumento das visitas do site. Quando a porcentagem de visitas é recorrente, demonstra que o site interessa e gera o envolvimento do usuário, se tornando potenciais clientes para a sua empresa. Para manter a atenção do cliente voltado para o seu negócio é necessário atribuir conteúdo muito relevante no qual gere cada vez mais interesse, desta forma é possível mensurar como retenção de usuários para atraí-los para a sua empresa.
Nesta métrica você conseguirá identificar como seu público alvo está encontrando o site da sua empresa, no qual pode ser através de acesso direto, pesquisa orgânica, referências (links externos) ou redes sociais. Esta métrica é muito importante para lhe ajudar a identificar qual área está superando as demais e desta forma identificar onde deve investir mais dinheiro para alavancar ainda mais os seus negócios.
Caso você estiver investindo em publicidade paga, ou simplesmente publicando no Facebook, você terá acesso ao número de vezes que a sua postagem foi visualizada pelos seus seguidores. Este é o número de impressões no qual a sua publicação foi visualizada.
Para se medir a taxa de cliques você deve atribuir a porcentagem de cliques em relação ao número de impressões. Com essa porcentagem será possível entender se a sua publicação está sendo bem sucedida e convertendo em cliques. O importante nesta métrica é que você pode identificar se o investimento naquela postagem está gerando a maior quantidade de cliques. Uma solução para ter o menor investimento com o maior número de cliques é aplicando o teste A/B, para identificar qual tipo de publicação terá o melhor retorno.
A conversão é o ponto chave das ações de marketing para qualquer negócio, seja para cadastros em formulários ou o fechamento de uma venda, por isso, é muito importante você medir as suas conversões. Desta forma será possível identificar qual campanha está convertendo e fazer ajustes inteligentes nas campanhas que não tenham tanto sucesso e desta forma aumentar as taxas de conversões.
Muitos temem uma alta taxa de rejeição, mas é importante notar que isso muitas vezes não significa necessariamente que os visitantes não gostaram do seu site, na realidade isso pode indicar que os visitantes encontraram exatamente o que estavam procurando de forma rápida. De qualquer modo, é importante colocar essa métrica em sua análise de dados e otimizar de acordo com as ações que seus visitantes deveriam tomar.
O custo por lead vária de acordo com cada modelo de negócio. A importância analisar essa métrica é porque quanto menor o custo por lead melhor para o negócio, a menos que os leads mais caros gerem uma renda maior em longo prazo.
Quando uma marca ganha força, as pessoas confiam e começam a curtir e compartilhar suas publicações, então, também é muito importante você analisar o que os visitantes estão compartilhando. Quanto maior o números de interações, maior a sua relevância.
O ROI é a prova de fogo de que seu marketing foi eficiente e gerou vendas. Para calcular o ROI é necessário comparar o valor do custo por lead o lucro das vendas, caso esse valor seja positivo a sua campanha de marketing teve sucesso.
Analisar essas métricas ajudará você a entender quais estratégias funciona melhor em sua empresa, o que permite você aperfeiçoar suas estratégias continuamente e medir o impacto de cada campanha em seus negócios.