O layout responsivo é uma técnica utilizada por agências de marketing digital para que os usuários tenham o melhor em cada plataforma quando acessam o site das empresas.
Sentar na frente de um computador para usar a internet é desnecessário. Isso porque com a chegada dos smartphones, as pessoas ficaram mais conectadas através de seus aparelhos, desta forma é muito mais fácil pesquisar o que precisa pelo aparelho que está no seu bolso, ao invés de ter que ligar um computador para fazer isto.
Hoje em dia já é possível fazer compras em lojas virtuais através dos smartphones, se cadastrar em congressos, acessar as redes sociais e muito mais.
Com todas estas mudanças as empresas que dispõe de sites na internet tiveram de se adaptar no mundo digital para que se destaquem em frente aos seus clientes, com este intuito surgiu a técnica do layout responsivo, para que a empresa tenha um site dinâmico e bem apresentável em todas as plataformas e navegadores. Há anos atrás os usuários chegavam através de desktops e notebooks onde as telas eram mais ou menos da mesma proporção, hoje tem usuário que prefere acessar os sites através de uma televisão com tela de 50” e outro que prefere acessar de seu smartphone com tela de 2” enquanto está esperando atendimento em uma fila de banco.
O layout responsivo deixou de ser diferencial e virou obrigação para o setor de e-commerce e em outros setores não será diferente.
Tendo em vista as diferentes plataformas e navegadores, os usuários desejam ter o melhor conteúdo possível a ser visualizado, levando isso em consideração você prefere atualizar vários sites para cada plataforma ou a facilidade de atualizar em somente um site responsivo.
Seus clientes podem acessar o seu site através de várias plataformas como: desktop, notebook, tablets, smartphones, televisores, vídeo games e celulares. Levando em consideração estas informações a sua empresa necessitaria ter cinco sites, um para cada plataforma de acesso. Com o layout responsivo isso é diferente, pois com 1 site se adaptando a todas as plataformas fica mais fácil de manter atualizado.
Um site responsável pode ser identificado pelo seu visual, onde é possível ler os textos sem a necessidade de acrescentar o zoom dos smartphones. Os textos não legíveis fazem com que o usuário acabe abandonando o site e desta forma rejeitando o mesmo.
Na imagem acima podemos observar que existe um site totalmente adaptável a 4 plataformas com visual agradável e legível. Desta forma o site passa uma experiência positiva de navegação ao usuário, transmitindo mais confiabilidade, mostrando o interesse e preocupação em facilitar os clientes a encontrar a informação no qual estão procurando.
A Folha de São Paulo divulgou em seu site estatísticas sobre o acesso a internet no Brasil e o número de usuários a rede pelo celular cresceu 106% em dois anos.